19 julho 2010

Apartamento pequeno e moderno: 10 boas ideias de decoração

                               
"Contemporanea e duradoura: moderno e colorido. Era assim que a proprietária, uma publicitária que mora sozinha, gostaria que fosse o seu apartamento de 70 m². Os ambientes pequenos e o pé-direito baixo, porém, limitavam o uso das cores. “Por isso, demos preferência aos tons claros e reservamos as cores aos elementos pontuais”, diz a arquiteta Carla Basiches, que assina o projeto."




Na sala de estar, predomina o branco da estante de laca (Marcenaria Medeiros) e do sofá (Dpot). Pontos de cor surgem na poltrona (Fernando Jaeger), nos objetos (L’Oeil e Arterix), nas almofadas de Ana Morelli (Arterix) e no arranjo de astromélias (Flor em Vaso). Buldogue de cerâmica de Ana Luiza Wawelberg, abajur da Bertolucci e livros da Arte & Leitura. Mesa na medida ideal: para não atrapalhar a circulação, a mesa de centro precisava ser bem estreita, numa proporção difícil de encontrar nas lojas. Por isso, a arquiteta Carla Basiches desenhou esta peça de 1 m x 40 cm, laqueada de preto.


Objetos fáceis de achar: gavetões, mantêm em ordem a coleção de DVDs. Sem puxadores, não pesam no visual da estante. A parede, onde foi instalada a TV, recebeu uma pintura especial (Cada Canto), imitando cimento queimado. Projeto de Carla Basiches.


Equipamento disfarçado: no alto da parede, um módulo da estante esconde o ar-condicionado. Ripada, a porta basculante pode ficar fechada mesmo com o aparelho em funcionamento. Projeto de Carla Basiches.



Gavetas e gavetões: cada centímetro da cozinha foi aproveitado com armários de diferentes profundidades, do piso ao teto. Sob o balcão de vidro, portas de correr ocultam o conteúdo das prateleiras sem atrapalhar a passagem. Projeto de Carla Basiches.



Da Desmobilia, as cadeiras Panton (à dir.), de Verner Panton, e Lucite (à esq.), de Steen Ostergaard, fazem parceria com a mesa de laca. O balcão forrado de vidro, entre a cozinha e a sala de jantar, serve de aparador. Imagem divertida: assinado pela designer alemã Antonia Kuehn, o adesivo da parede, da Diz Decor, foi encontrado pela moradora na internet. Fruteira da A Lot Of e pendente do Laboratório da Luz. Projeto de Carla Basiches


Lar, doce lar: na entrada do apartamento, a frase em inglês, de letras metálicas (SP Letras), dá as boas-vindas a quem chega. A escolha de cadeiras diferentes, todas brancas, garante a informalidade da mesa de jantar. Projeto de Carla Basiches.



Móveis soltos do piso: a cama e os criados-mudos suspensos dão leveza ao visual do quarto. Gavetões aproveitam o espaço livre na base da cama para guardar mantas, cobertores e edredons. Um papel de parede com brilho destaca a cabeceira. Desenhado pela arquiteta Carla Basiches, o mobiliário dos quartos foi executado pela Marcenaria Medeiros. Na suíte, a cama queen size de laca branca tem roupa de cama da Paola da Vinci. Papel de parede da Kaelio. Sobre os criados-mudos de laca bege, arranjo de rosas da Flor em Vaso e abajur da Bertolucci. Objetos da Hit’s Kids’n’ Teens e livros da Arte & Leitura.



Para guardar sapatos: na suíte da moradora, o espaço entre a cama e a parede não era grande, mas podia ser bem aproveitado. Como precisam de pouca profundidade (35 cm), as sapateiras eram a melhor escolha. Na parede da TV, nichos exibem livros e objetos. Projeto de Carla Basiches.


Quase um closet: em frente à entrada do quarto, o armário na perpendicular cria uma área de vestir e resguarda o banheiro. Na parte de trás do móvel, o fundo de laminado branco funciona como uma lousa de recados. Projeto de Carla Basiches.





O canto de trabalho do quarto de hóspedes recebeu painel de madeira rovere, prateleiras de laca branca e bancada com gavetas embutidas. Poltrona Senhorita, da A Lot Of, vaso com rosa da Flor em Vaso, porta-lápis da Scandinavia Designs, luminária da Bertolucci e tapete da Clatt. Cama com ares de sofá: para embutir um colchão extra, como queria a proprietária, a cama é mais alta do que o padrão: tem 60 cm de altura. Encostada num painel estofado de couro branco, cumpre a função de sofá quando não há hóspedes. Projeto de Carla Basiches.




Bolsas em ordem: sob a cama de hóspedes, gavetas com 18 cm de profundidade acomodam as bolsas e carteiras da moradora. Com tudo organizado, fica mais fácil escolher os acessórios na hora da festa. Projeto de Carla Basiches.




Estreita e comprida, a cozinha foi aberta para a sala e ganhou mais amplitude. Porém, habituada a hospedar familiares e amigos, a moradora preferiu não integrar o segundo quarto à sala. Projeto de Carla Basiches.



Reportagem Visual Mayra Navarro - Revista casa

Texto Luciana Benatti
Fotos Evelyn Müller Ilustração Carlos Campoy

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails