10 julho 2010

As grandes obras da arquitetura e seus "pobremas"

      O arquiteto Sergio Teperman é formado pela FAU-USP possui um grande currículo, e contido nele a criação da Revista Projeto e uma coluna mensal na Revista AU, chamada "Crônicas Agudas", muito interessante, que resolvi postar na íntegra uma delas, dividida, pois é extensa.
       São verdades e curiosidades que jamais imaginamos, ao deslumbrar algumas das obras arquitetônicas mais famosas do mundo!

1) A mais famosa: a ópera de Sydney. O maravilhoso projeto de Jørn Utzon foi resultado de um concurso com centenas de projetos. O grande Eero Saarinen chegou a Sydney dois dias após o início do julgamento, retirou o projeto do "lixo" dos descartados, eliminou os outros 26 pré-classificados e escolheu o melhor projeto do mundo, símbolo de uma cidade, de um país e de um continente. O maravilhoso projeto do dinamarquês Jørn Utzon não teve solução estrutural durante anos, até que Peter Rice, engenheiro com 23 anos de idade, trabalhando na Arup, a melhor firma de consultoria do globo, conseguiu com computadores movidos a lenha, calcular o edifício imaginando todos os elementos da cobertura como secções de uma mesma esfera e possibilitando, na década de 60, formular equações para o projeto. Só para as placas de cerâmica da cobertura foram projetadas 950 formas e dimensões diferentes. Resultado: a obra durou anos a mais do que o previsto, custou três vezes mais do que o orçamento (no Brasil seria baratíssima), o governo caiu, Utzon se retirou e nunca mais foi à Austrália, nem viu o edifício pronto.

                                                          Imagem: Wikipedia

2) Outro dinamarquês, Johann Otto von Spreckelsen, professor na academia de Copenhagen e dono de um pequeno ateliê, ganhou o concurso Tête de la Défense com o famoso arco e suas nuvens em Paris. Não conseguiu suportar a pressão dos franceses, retirou-se do projeto e nunca mais viu a obra, nem mais nada. Simplesmente suicidou-se.

                                                       Imagem: Wikipedia

 3) Ludwig Mies van der Rohe passou cinco anos projetando a Farnsworth House. Os proprietários não se incomodaram absolutamente: Mrs. Farnsworth era amante de Mies e o marido provavelmente estava satisfeito de, além de ter um belo projeto, poder se livrar das tarefas conjugais com uma americana chata. Resumo: a casa, apesar de um pouco elevada, é situada em uma baixada (local escolhido por Mies em um terreno imenso) e de tantos em tantos anos inunda totalmente.

                                                 Imagem: Alessandro Prodan

4) Frank Gehry (nome de guerra) está sendo processado porque em um de seus projetos, Galeria de Arte de Ontario, entra água por todos os lados, menos pelas torneiras dos banheiros.


Imagens: BlogTo


5) Santiago Calatrava, o grande arquiteto-engenheiro está sendo processado pela Municipalità di Venezia. Motivo: a ponte que projetou para a cidade, a primeira construída depois de séculos, não oferece acessibilidade para deficientes físicos. Imagino que ao final do processo Calatrava deva passar por outra ponte, a dos Suspiros e dar adeus a seus projetos (e a muitas outras coisas).







 
   Porque errar é humano !!

  

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails